top of page
Estações de metrô Linha 6 - Laranja - São Paulo, SP - Tetra Projetos

A Linha 6 - Laranja é um projeto público-privado (PPP) para expansão da linha metroviária de São Paulo, ligando importantes pontos da cidade com zonas mais distântes e desfavorecidas no quesito transporte público atualmente.

 

A linha liga o bairro da Brasilândia até São Joaquim, passando por estações como a Angélica-Pacaembú, Higienópolis-Mackenzie (conexão com a Linha 4 - Amarela) e Freguesia do Ó.

Num total de 15 estações dentro de seus 15,3 km de extensão, a linha tem a capacidade de transportar 633 mil passageiros por dia. Por passar próximo de diversas faculdades (UNIP, FMU, FGV, PUC, Mackenzie e FAAP), a linha recebeu o apelido de "Linha das Universidades".

Estão sendo usados dois tipos de método construtivo para a concepção das estações: VCA (vala a céu aberto) e poço, variando seu uso de acordo com o tipo de solo do local e possibilidade em interdição de vias.

Para a padronização e criação de uma unidade arquitetônica em todas as estações, foram utilizados materiais, métodos construtivos e partido arquitetônico semelhantes nas zenitais, acessos e plataforma de todas elas.

 

Uma das mudanças desta linha em relação às demais já existentes na cidade de São Paulo é que desta vez foi pedido para que o Edifício Técnico (aonde ficam os equipamentos necessários para o funcionamento de cada estação) fossem colocados para fora do chamado "Corpo da Estação", devendo então serem implantados na superfície do terreno. O motivo disso é que esta mudança deve agilizar significativamente o cronograma das obras.

 

 

 

 

 

 

 

E foi este Edifício Técnico que tomamos como ponto principal de unidade em todas as estações, já que se tratava de um edifício de grandes proporções e que não pode ser "escondido" e que, por consequência devesse ser belo, mesmo com o baixo orçamento disponbibilizado para esta edificação.

Devíamos então estudar esta questão, função que foi dada ao arquiteto Pedro Aguiar, então funcionário da empresa Tetra Projetos.

* Este projeto foi feito pelo escritório Tetra Projetos, onde trabalhei por pouco mais de dois anos e meio.

 

bottom of page